top of page
Writer's pictureVitor Ambrosini

PASSO a PASSO para financiar uma construção pela CAIXA

Neste texto vamos discutir como funciona o método de financiamento de uma construção pela Caixa Econômica Federal.


Construir uma casa demanda muitos recursos financeiros e quando uma pessoa não dispõe desse valor o caminho é recorrer a um financiamento, que pode ser para a compra da casa pronta, mas há casos em que uma pessoa que já tenha um terreno e deseja mesmo é financiar a construção.


Como isso funciona e será que vale a pena?


Pensamos nisso, elaboramos um passo a passo para chegar no seu objetivo.


1 - Você precisa ter o terreno e ele precisa estar com toda a documentação regularizada. Isto inclui estar com a escritura no seu nome, não ter pendências com IPTU ou outros problemas documentais.


2 -  Você precisa ser elegível ao financiamento, isto é, além da documentação em dia do imóvel, no caso o terreno, você também precisa ter a documentação correta. Isto inclui: não ter nenhuma restrição de crédito, não ter problemas com restrições bancárias, ter renda comprovada suficiente para bancar as prestações do financiamento e a documentação pessoal, como é de praxe.

OBS: O valor da prestação não pode exceder 30% da renda familiar comprovada.


3 - Você precisa fazer o projeto da construção com um arquiteto e neste projeto deverá constar o planejamento da construção que deverá ser feito em etapas. Por exemplo: terraplenagem, alicerce, alvenaria, cobertura, parte elétrica, parte hidráulica, etc. Essas etapas devem ser definidas pelo arquiteto e deverá constar no projeto.


4 – O responsável legal pelo projeto deverá submeter o projeto para aprovação na prefeitura e tão logo esteja aprovado você poderá dar entrada na Caixa. Este processo nada tem a ver com a Caixa, mas sim com a aprovação do projeto na prefeitura, algo que é necessário com ou sem financiamento da obra. Para isso, conte com uma empresa de confiança.


5 – Com o projeto devidamente aprovado, você deverá ir a Caixa ou ao correspondente autorizado e dar entrada na documentação do projeto, do terreno e a sua documentação que inclui comprovante de renda, endereço e documentos pessoais. Do terreno é necessária a matrícula atualizada e algumas certidões da prefeitura e outros.

 

6 – Toda essa documentação será analisada pela Caixa e sendo aprovado, você será convidado para assinar o contrato, o que significa também que você recebeu o sinal verde para iniciar a construção.


7 – Lembra-se das etapas que seu arquiteto definiu no projeto? Você deverá executar a primeira etapa com o seu dinheiro, já que a Caixa não faz a liberação do valor do financiamento por antecipação. Após concluir a primeira etapa, você deverá notificar a Caixa e esta enviará um fiscal para fazer a vistoria e atestar que a primeira etapa foi concluída. Então ela faz a liberação do valor referente a primeira etapa e dá sinal verde para você fazer a segunda. E este ciclo se repetirá até o final da obra. Então na prática você faz a construção com os seu recursos e ao final de cada etapa a Caixa paga o valor referente à ela.

 

Algumas observações:


Você só começará pagar o financiamento depois que a obra for terminada, isto é uma característica importante. Ou seja, começa-se a contar o prazo de pagamento do financiamento, quando tudo estiver pronto e todo o dinheiro tiver sido liberado e usado efetivamente na obra;

Se você não tiver dinheiro suficiente para pagar o projeto, aprovação na prefeitura e pelo menos a primeira etapa da obra, é provável que o financiamento da construção não é a melhor alternativa para você. Releia o item sétimo descrito acima;

A Caixa não vai liberar dinheiro na sua mão, na verdade, ela vai pagar o que você já gastou e portanto o dinheiro só poderá ser usado exclusivamente na construção e seguindo corretamente o projeto definido e aprovado, não só pela Caixa, como pela prefeitura também;

De certa forma, não é você que irá determinar o valor que deseja financiar e sim o próprio banco. Neste caso, o controle que você poderá ter é no projeto, ou seja, se quiser gastar menos é melhor enxugar o projeto, pois uma vez aprovado e submetido a Caixa, eles vão liberar o valor referente a ele;

4 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page